28/02/2014 09:57

ESPIRAL SISTEMATIZADO CRESCENTE ATRAVÉS DA DESCOBERTA

“O ensino é altamente facilitado por meio da linguagem que acaba sendo não apenas o meio de comunicação, mas o instrumento que o estudante pode usar para ordenar o meio”; BRUNER 1969 (Doutor em Psicologia por Harvard).

O que define um bom colégio não é a mídia ou o número de outdoors que se coloca nas ruas, mas sim a sua verdadeira qualidade de ensino. O Colégio Princípios tem mostrado isso ao longo destes seis anos, graças a Deus. Nunca precisamos gastar com outdoors ou qualquer outro tipo de mídia para conseguirmos nossos alunos.
Nossa propaganda é a nossa qualidade de ensino divulgada boca a boca pelos próprios pais que tem comprovado em loco nosso método pedagógico e nossa forma ímpar de trabalho.
Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os pais que confiaram a alfabetização de seu filho ao Colégio Princípios neste ano letivo de 2014.
O nosso método de alfabetização (ESPIRAL SISTEMATIZADO CRESCENTE ATRAVÉS DA DESCOBERTA) foi desenvolvido pelo Prof. Weverton Guimarães e nossa equipe de pedagogos e psicopedagogos do Colégio Princípios, baseado nos mais modernos referenciais didáticos pedagógicos do mundo contemporâneo. Aliamos esses referenciais a experiência de 20 anos em sala de aula e ao entendimento de que a escola deve ser uma instituição educacional que promove momentos sistematizados de interações dentro do contexto social do aluno em formação.
Dessa forma, geramos esse método e o temos colocado em prática desde a fundação do Colégio Princípios (2009). Com isso alcançamos o sucesso inquestionável relatado por nossa comunidade escolar. A cada ano, mais pais, procuram-nos para que seus filhos sejam alfabetizados através de nosso método e neste ano de 2014 temos três turmas de alfabetização.
Compartilhamos da idéia de Paulo Freire (pedagogo referência em educação no Brasil) que o aluno perfeitamente alfabetizado não é apenas um decodificador de letras, mas sim alguém capaz de fazer uma leitura de mundo.
Por isso no método ESPIRAL SISTEMATIZADO CRESCENTE ATRAVÉS DA DESCOBERTA se aprende:
1.PELA DESCOBERTA: porque a proposta de aprendizagem favorece a curiosidade e o questionamento, proporcionando para o aprendiz a descoberta;
2.EM ESPIRAL CRESCENTE: porque a estrutura do conteúdo oferecido é internalizada pelo retorno ao mesmo assunto com grau de dificuldade mais intenso;
3.COM SISTEMATIZAÇÃO: porque a programação é sistematizada de tal forma que uma etapa completa a outra respeitando as fases de cada aprendiz;

Para que a alfabetização ocorra com sucesso, porém, é necessário que os pais , em casa, cumpram a sua parte no processo. Ao auxiliarem seus filhos na leitura e atividades em casa, é necessário que procedam da mesma forma que nossos professores em sala.
Com essa preocupação marcamos para o dia 24/02/14 uma reunião específica para pais/responsáveis pelos alunos do 1° ano, no qual repassaremos todas as orientações necessárias para o perfeito andamento deste período de alfabetização.
Este ano contamos com mais uma novidade que é nosso NOVO livro de alfabetização: PASSOS FIRMES. Esse livro é composto de 04 volumes e terá suas páginas entregues para os nossos alunos diariamente juntamente com as atividades para casa (Homework).
No final de cada bimestre, cada volume do livro será entregue para os pais/responsáveis, no Plantão Pedagógico, momento esse que os pais poderão juntos com a Professora/Coordenação/Direção verificarem como foi o andamento do processo de aquisição da leitura e escrita de seu filho.
Sabendo que a parceria com a família é um elo imprescindível nesse processo, queremos estreitar nossas relações e mantê-los sempre bem informados. Contamos com sua presença em nossa reunião.

Atenciosamente,

PROF. WEVERTON GUIMARÃES