10/03/2014 08:55

"Amizade: do latim amicus - amigo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento
mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Amizade é uma das mais comuns
relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida."

Carl Rogers , psicólogo norte americano, diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” (Eclesiastes 4.9-12). O rei Salomão, instrumento divino para nos trazer estas palavras, estava falando sobre um exemplo de unidade que cabe num relacionamento de amigos.

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. Provérbios 17:17. Amizades aparecem pela identificação, mas somente se firmam, pelo passar de dificuldades juntos, em lealdade e verdade.
Milan Kundera, escritor tcheco, escreveu em seu último livro, "A Identidade", que a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu. Chama os amigos de testemunhas do passado e diz que eles são nosso espelho, que através deles podemos nos olhar. Vai além: diz que toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos.
Na Bíblia temos um grande exemplo de amizade. Davi tornou-se o melhor amigo de Jônatas, filho do Rei Saul. Em 1 Samuel 18, Davi e Jônatas, diz o texto hebraico, se aglutinaram um ao outro quando se encontram. Porém, a amizade deles, somente se mostrou amizade, quando Jonatas permaneceu leal a Davi, mesmo quando o seu pai desejava matar Davi. Contra tudo e todos, Jonatas protegeu Davi sem perder a confiança de seu pai e demonstrou isso até o fim da vida.
O mesmo aconteceu com Davi, que não apenas amou a Jonatas, mas expressou isso mediante o amor e a consideração que teve para com a descendência de Jonatas após a sua morte.
Amizade, portanto, demanda encontro de gente cheia de caráter e de palavra. Sim! Demanda gente em que se possa confiar.
Mas o nosso verdadeiro modelo de amizade, no entanto, é Jesus. Ele é o verdadeiro amigo, aquele que dá a vida pelos amigos, e não espera que os amigos deem a vida por ele, mas que tão somente continuem vivendo em coerência com os princípios da amizade. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. João 15:13
Os amigos de Jesus se sentiam importantes por estarem com ele, ou até disputavam lugares próximos e em outras ocasiões, se convidados para uma noite de espera, dormiam; e, uma vez, até mesmo diante de uma Transfiguração, adormeceram de cansados e na hora H os amigos correram. Ele, porém, não se impressionou com isso, pois, sabia que era amado pelos amigos, embora eles ainda fossem muito frágeis no caráter.
Jesus sabia que eles eram gente boa, e, assim, não os humilhou antes, mesmo quando caiam ou falavam bobagem ou até fugiam, Ele apenas os acolhia, sabendo que Ele era O Amigo, mas que os outros ainda cresciam para saber o real significado de se tornarem amigos de Deus e uns dos outros.
Se Jesus é o paradigma da Amizade, e se Ele é Deus e Deus é amor, então, amizade é amor e nascendo uma amizade que tudo crê, tudo espera, tudo suporta e jamais acaba; enquanto não age nunca de modo inconveniente, não se exaspera, não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça, antes, regozija-se com a verdade e produz amor.
Amigos que cobram ainda não aprenderam a ser amigos. Amigos que cobram são os que não respeitam a naturalidade dos eventos e das circunstâncias. Amigos que cobram nunca têm amizade espontânea lhes sendo oferecida, mas apenas amizades bondosas e pacientes, no máximo.
Quem assim é, torna-se amigo até dos inimigos, ainda que continue odiado. Porém, quem é assim, caso encontre outro que assim também seja, ambos tornar-se-ão amigos para sempre.
Por isso amigo é aquela pessoa que você pode ficar anos longe , que, quando há o reencontro, percebe-se que nada mexeu na essência do amigo e, entre esses tais, não há cobranças e nem caprichos. Amigo é aquele que te conhece a fundo e apesar disto te ama.
É com essa expectativa que o Colégio Princípios inicia o projeto AMIZADE para o mês de março/2014.
Queremos, em continuidade ao projeto NO BULLYING NA ESCOLA dialogar entre toda a família Princípios, nossos alunos, colaboradores e familiares sobre o valor de uma amizade para a formação do caráter de cada um.